Durante a Abav Expo 2025, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (Abih-RN), Edmar Gadelha, destacou que o novo modelo de check-in e check-out com validade de 24 horas representa um avanço histórico para o setor hoteleiro. Segundo ele, a mudança garante segurança jurídica tanto para os hotéis quanto para os hóspedes, e atende a um pleito antigo da hotelaria.
“A diária de 24 horas não vai encarecer. Pelo contrário, traz mais equilíbrio e segurança. No mundo inteiro já é assim — precisávamos nos igualar para manter a competitividade”, afirmou Gadelha.
O dirigente explica que, com o novo sistema, o hóspede poderá realizar o check-in online, o que dá ao hotel acesso prévio aos dados e possibilita maior controle e segurança. Além disso, o cliente passa a ter garantido o período integral de 24 horas de hospedagem, com até três horas para limpeza e manutenção do quarto após o check-out.
“É um jogo de ganha-ganha. O hóspede tem mais flexibilidade e o hotel opera com previsibilidade e segurança”, completou.
Gadelha ressaltou ainda que a norma também ajuda a coibir práticas ilícitas, como o turismo sexual e a hospedagem sem identificação, além de permitir acordos claros sobre early check-in e late check-out, conforme a disponibilidade de cada estabelecimento.
Mesmo reconhecendo que pequenos meios de hospedagem podem enfrentar desafios para se adequar à nova regra, o presidente da Abih-RN acredita que a medida é definitiva: “A norma veio para ficar. É uma evolução natural do mercado e vai fortalecer o turismo brasileiro”.
ABAV EXPO 2025
O dirigente celebrou também o anúncio feito durante a abertura da feira: o Brasil alcançou 7 milhões de turistas internacionais ainda em setembro, número que já superou a meta prevista para todo o ano.
“Foi uma grata surpresa receber essa notícia aqui na Abav. Isso mostra o quanto o turismo brasileiro está em ascensão — e reforça nossa confiança de que podemos chegar a 8 ou até 9 milhões de visitantes estrangeiros em 2025”, disse.
No caso do Rio Grande do Norte, Gadelha ressaltou as ações da ABIH-RN para fortalecer o destino e ampliar o fluxo turístico internacional, especialmente com a chegada da companhia aérea JetSmart, que terá 10 voos semanais diretos entre Buenos Aires e Natal a partir de dezembro. A expectativa é de um incremento de cerca de 2 mil turistas argentinos por semana.
“Estamos trabalhando em várias frentes: campanhas promocionais, parcerias com operadoras e fan tours com jornalistas e influenciadores. O objetivo é mostrar a experiência única que o Rio Grande do Norte oferece, especialmente no segmento de luxo”, pontuou.
Matéria da Mercado & Eventos