O Rio Grande do Norte é destino obrigatório nos melhores roteiros de viagem.
Seu litoral belíssimo – com paisagens paradisíacas e mais de 400 quilômetros de costa – garante ao Estado não só a maior densidade costeira do Brasil, mas também ótimos resultados no turismo.
Além de todas as belezas, a natureza foi ainda mais generosa com seus moradores e visitantes: com um dos ares mais puro das Américas, o RN possui uma média 300 dias de sol por ano e temperaturas amenas, entre 20ºC e 30ºC.
A combinação desses e outros fatores permitem ao Rio Grande do Norte oferecer um mix de vantagens, como qualidade de vida, capacidade de gerar negócios nos mais diversos setores e ainda receber e encantar turistas do Brasil e do mundo.
A porta de entrada do estado, com praias belíssimas e, principalmente, uma infinidade de enormes dunas brancas, Natal desenvolveu infraestrutura especial para receber – e encantar – turistas do Brasil e do mundo: sua localização privilegiada, como o ponto mais próximo da Europa na América do Sul atrai muitos visitantes do Velho Continente.
Com extenso litoral, as praias mais famosas da capital são a Praia do Forte, Praia do Meio e Ponta Negra, lar do cartão postal mais famoso da cidade: o Morro do Careca.
Mas as atrações continuam pelo Litoral Norte, com destaque para as praias de Genipabu com suas famosas dunas e passeios radicais de buggy; Muriú, Jacumã, Maracajaú e seus parrachos, excelentes para o mergulho, Maxaranguape e Touros.
No Litoral Sul é possível visitar o maior cajueiro do mundo em Pirangi, andar de buggy em Búzios, ver golfinhos em Tabatinga, render-se aos encantos e cair na badalação de Pipa ou encantar-se com as paisagens de Barra do Cunhaú.
A mais internacional das praias do Rio Grande do Norte, Pipa, é um dos 5 destinos mais visitados do Estado e certamente uma das praias mais famosas do Nordeste Brasileiro. Sua fama vem desde os anos 70, quando passou a ser parada obrigatória dos mochileiros e turistas estrangeiros, em busca de aventura, e ponto de encontro dos jovens de Natal, Recife, João Pessoa e até Fortaleza. Assim, Pipa ganhou fama de praia com vida noturna agitada, sem perder os encantos de sua beleza natural.
Falésias, águas calmas, o Santuário Ecológico, a riqueza da Mata Atlântica preservada, o charme da Praia do Amor e a graça da Praia do Madeiro são outros atrativos que fazem de Pipa passagem obrigatória do turista que vem ao Rio Grande do Norte.
Outra característica original é a variedade gastronômica: andar pela rua principal do vilarejo de Pipa é fazer um passeio pela culinária do mundo – vares e restaurantes oferecem as mais variadas opções. A diversidade cultural é outra marca do lugar. Em Pipa é possível encontrar os mais diferentes estilos artísticos: pintura, escultura, artesanato, grafismos, pedras preciosas e semipreciosas, moda praia, rendas e bordados.
Tão encantador quanto o litoral, o interior do Rio Grande do Norte é conhecido por suas ricas tradições. A gastronomia, religiosidade e cultura encontradas no Estado, em regiões como o Seridó, Sertão Potiguar ou Agreste, ganham cada vez mais destaque, passando a ser uma alternativa aos roteiros de sol e praia.
As paisagens na caatinga, os sítios arqueológicos e as festas religiosas são uma atração à parte, que valem a pena ser apreciadas em todas as suas cores e sabores.
Como a segunda cidade mais importante do Rio Grande do Norte: MOSSORÓ. Também conhecida como Capital do Oeste e Capital Cultural, Mossoró é um importante polo econômico para o Estado, com um crescimento expressivo no investimento de empresas e negócios, além do desenvolvimento sociocultural que projetam a cidade para todo o Brasil.
Além da sua tradição histórica e vanguardista, Mossoró é conhecida pelas suas águas termais, grutas, serras, rios, parque zoobotânico, monumentos históricos, museus, salinas e pelo artesanato da palha de carnaúba, em madeira, couro cru, cerâmica e sisal. O São João, o maior do Estado, atraia milhares de visitantes, assim como os festejos de Santa Luzia, padroeira da cidade.