Nesta segunda-feira (3), o Ministério do Turismo (MTur) divulgou o crescimento de 3,7% em empregos no setor alimentício e de hospedagem turística em 2019. Os dados são um comparativo com o ano anterior. Ambos os nichos representa 5,5 milhões de trabalhadores.
“Esses resultados demonstraram uma perspectiva otimista e crescente de que estamos no caminho certo. O turismo no centro da agenda estratégica do Brasil proporciona isso. Vivemos um momento único, que oferece uma excelente oportunidade ao nosso país. Trabalhamos exatamente para gerar oportunidades à população, seja com empregos, renda ou inclusão social”, ressaltou Marcelo Álvaro Antônio,ministro do Turismo.
Os dados captados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fazem parte da esquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). O resultado é o maior desde 2012 em todos os grupos avaliados.
Em âmbito nacional, a taxa de desemprego no Brasil caiu 11% no último trimestre de 2019, menor índice para três meses terminados em dezembro desde 2015, quando atingiu 8,9%.
A comparação entre outubro e dezembro de 2019 com o ano anterior aponta crescimento em emprego para Alojamento e Alimentação (5,2%, mais 282 mil pessoas), seguido de Outros Serviços (4,5%, mais 221 mil pessoas) e Indústria (3,3%, mais 388 mil pessoas).
Fonte: BrasilTuris