A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), participou na última quinta-feira (02), na Assembleia Legislativa, da instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo proposta pelo deputado Hermano Morais.
A Frente Parlamentar tem como objetivo promover ações que auxiliem o setor turístico do Rio Grande do Norte nesse momento de recuperação. O presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, levou ao plenário as principais pautas que podem ajudar os hoteleiros na retomada do turismo.
“De imediato precisamos discutir a prorrogação na redução do ICMS de energia para nosso setor. Estamos entrando na alta estação, aonde o consumo deve aumentar. Outro ponto importante é a segurança nos corredores turísticos para que o viajante se sinta seguro em voltar ao nosso estado”, disse Abdon Gosson.
Na sua fala, Abdon fez uma comparação do turismo mundial, destacando números e o quanto as ações conjuntas fazem a diferença na escolha do destino. “O Brasil recebe apenas 6 milhões de turistas por ano, recentemente tivemos um aumento significativo do valor das tarifas aéreas, isso afasta o turista”.
Além disso, o presidente destacou a importância da interiorização do turismo e a qualificação de mão de obra especializada para atender a demanda que vem crescendo com a retomada gradual.
O deputado Hermano Morais disse que a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo pretende justamente dar ênfase a essas questões. “A partir de agora firmamos um compromisso de nos reunirmos aqui, uma vez por mês para tratar desses temas relevantes ao setor e buscar soluções para tais problemas. Cobrar do poder público ações concretas, pois o turismo emprega centenas de potiguares”, afirmou o deputado.
Além de representantes da Fecomércio – Fernando Virgílio, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares – Habib Chalita, a reunião contou com a participação da Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (ABAV) – Diassis Holanda, Sebrae – Yves Guerra (virtualmente), Empresa Potiguar de Promoção Turística S/A (Emprotur) – Solange Portela, Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur) – Júnior Câmara, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do RN (Abrajet-RN) – José Maria Pinheiro e Poder Público municipal.
Foto: João Gilberto