O diretor executivo da ABIH-RN, Marcio Guedes, recebeu nesta segunda-feira (24) a visita da Vigilância Sanitária.
O objetivo do encontro foi apresentar o “Selo Azul” que irá conceder a certificação de qualidade da água para o consumo humano, aos Hotéis, Pousadas e Restaurantes que utilizam água dentro dos padrões de potabilidade.
Participaram da reunião, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Juliana Araújo; o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Marcílio Pereira; e o coordenador do Programa de Vigilância da Qualidade da Água, José Wellington Ferreira.
Marcio Guedes ressaltou a importância da campanha educativa, sendo esta uma forma de garantir mais qualidade e segurança não só aos hóspedes, mas para a população em geral.
Juliana Araújo ressaltou a importância do trabalho da Vigilância em Saúde, “é muito importante esse conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e entidades públicas e privadas, relativos à vigilância em saúde ambiental, visando o conhecimento e a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção da saúde ambiental, prevenção e controle dos fatores de riscos relacionados às doenças e outros agravos à saúde Instrução Normativa SVS/MS nº 1/2005”.
Marcílio Pereira explicou que as ações de vigilância da Qualidade da Água para o Consumo humano-VIGIAGUA tem o objetivo de garantir à população o acesso à água em quantidade e qualidade suficiente e compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para a promoção da saúde. Para tanto, são realizadas coleta de água para análise em laboratório; inspeção e orientação nas unidades de interesse da saúde, segundo plano de amostragem da vigilância; atendimento de denúncias em casos de suspeita de contaminação de água para consumo humano.
Para possuírem o Selo Azul, os estabelecimentos devem seguir alguns critérios, como: solicitação de certificação; possuir o Alvará Sanitário; outorga de uso, no caso de água de poços; apresentar relatório de controle mensalmente da qualidade da água; plano de higienização dos reservatórios com empresa certificada; as análises da água coletada pelo VIGIAGUA estarem de acordo com o preconizado pela Portaria 2914/11.
Ficará suspensa a emissão do Selo Azul aqueles estabelecimentos cujos Alvarás Sanitários estiverem expirado, não possuir a Licença para uso da água (outorga), não enviarem o Relatório de controle por mais de dois meses, não possuírem o plano de higienização dos reservatórios, e aqueles que estejam com os laudos das análises fora dos padrões de potabilidade.
O prazo de validade do certificado será de 1 anos.
A Vigilância solicitou a ABIH-RN uma reunião com seus associados para apresentar o Selo Azul, o que será muito em breve.