ABIHRN

Artigo Presidente da ABIH RN Edmar Gadelha – Tribuna do Norte (15.01.2026)

O turismo não é apenas beleza natural: é um dos principais pilares da economia potiguar. Em 2024, o RN foi o 17º estado em receita turística (R$ 11,3 bi), tendo gerado, conforme os últimos dados, cerca de 36 mil empregos formais no RN. O setor é responsável por movimentar cadeias produtivas inteiras e distribuir renda em todas as regiões do estado. É o setor que transforma nossas belas paisagens em prosperidade.

E esse movimento se torna realidade com parcerias estratégicas. De forma isolada, nenhum ator é capaz de promover um destino com a força necessária. É por isso que a ABIH RN atua como elo conectando o poder público, a iniciativa privada, operadoras nacionais e mercados internacionais.

Em 2025, avançamos com ações concretas: produzimos um vídeo promocional trilíngue, criamos bancos de imagens de Natal e de 11 municípios do interior – essenciais para a divulgação espontânea de nosso destino. Capacitamos mais de 1.220 agentes de viagem em 28 cidades do país onde foram realizados Roadshows com a CVC Corp e Azul Viagens. Ampliamos nossa presença em feiras nacionais e internacionais, como a ILTM, BTL, FIT e o Meeting Brasil Latin America, levando o Rio Grande do Norte a novos mercados.

As campanhas digitais realizadas pela entidade em 2025 geraram um aumento expressivo: 27% na demanda por Natal e 144% por Pipa. Isso mostra que, com baixo investimento o retorno é imediato, resultado da estratégia baseada em parcerias e emendas parlamentares destinadas a promoção turística. Apesar de sermos um destino consolidado, faz-se necessário converter as buscas espontâneas em vendas efetivas.

Para este ano, nosso foco é aprofundar e ampliar essas ações e conquistas. Vamos intensificar a atuação no mercado argentino, nosso principal emissor internacional, com capacitações e famtours articulados em parceria com a Embaixada do Brasil na Argentina. Iniciaremos o Projeto Hospitalidade Potiguar, capacitando 400 pessoas em sete municípios potiguares, iniciativa de fomento a regionalização do turismo e a qualificação de mão de obra do setor. Iremos lançar também o primeiro Business Intelligence (BI) da Hotelaria do RN. Esta ferramenta de inteligência de dados modernizará a gestão do setor, fornecendo aos hotéis dados analíticos em tempo real sobre ocupação, receita, perfil de hóspedes e tendências de mercado.

Seguiremos articulando poder público e iniciativa privada, defendendo pautas importantes como a ampliação da conectividade aérea, investimentos em infraestrutura, sinalização e, sobretudo, um plano permanente de segurança para o turista e a população.

Cada real investido em turismo se converte em benefício para toda a população potiguar. É nisso que acreditamos e é por isso que continuaremos trabalhando para fazer do Rio Grande do Norte um destino cada vez mais forte e uma hotelaria cada vez mais robusta e acolhedora.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.