A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), presidida por José Odécio Jr, não tem medido esforços para promover o Estado como destino turístico, através da hotelaria. A instituição que reúne as principais redes de hotéis, resorts, e meios de hospedagens de diferentes categorias presentes no RN, vem buscando a cada dia aprimorar suas ações de promoção e divulgação do destino. O ano de 2019 não foi diferente. A ABIH-RN firmou inúmeras parcerias com entidades públicas, prefeituras, e também com empresas privadas, como grandes operadoras de turismo e companhias aéreas nacionais e internacionais.
A ABIH-RN reúne empresas hoteleiras presentes nos municípios de Natal, Parnamirim, Maxaranguape, Nísia Floresta, Touros, Tibau do Sul, e Mossoró, e esse ano ganhou mais visibilidade agregando pousadas dos municípios de São Miguel do Gostoso e Extremoz, grandes potenciais turísticos em ascensão que só tem a se beneficiar com o trabalho da instituição. O objetivo para 2020 é expandir ainda mais a atuação da associação e contemplar hotéis e acomodações de outras regiões do RN.
A gestão atual vem desenvolvendo e exercendo incisivamente ações para promover o Estado como destino turístico dentro e fora do país. Só nesse último ano, a Associação investiu mais de R$ 500 mil reais em ações de promoção e desenvolvimento do turismo hoteleiro do Estado. A ABIH-RN realizou eventos em várias cidades do Brasil, América do Sul e Europa, abrangendo os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Brasília, Pernambuco, Paraná, e países como Argentina, Holanda, Portugal, dentre outros. Além disso participou de ações trazendo Famtours e Presstrips, garantindo a divulgação do turismo do Rio Grande do Norte nos principais destinos emissores de turistas.
A parceria da ABIH-RN com as principais operadoras de turismo do Brasil, como a Azul Viagens, por exemplo, também é de fundamental importância para fomentar o turismo no estado. “Com a Azul Viagens realizamos a segunda edição da campanha “Tudo Começa Azul” 2019/2020, divulgando e promovendo o nosso estado nas três principais regiões do Brasil emissoras de turistas: o Sudeste, o Centro-Oeste e o Sul. Portanto, a ABIH-RN vem cumprindo o seu papel para fomentar o turismo do Rio Grande do Norte em uma ação inédita aqui no estado. Somente o estado de Alagoas e Rio Grande do Norte, fazem essa ação de promoção de vendas com a Azul Viagens, que fez aumentar as vendas do nosso destino junto a essa operadora”, destacou José Odécio.
Para essa edição da campanha “Tudo Começa Azul”, a ABIH-RN contou com a adesão de mais de 30 hotéis, e com o apoio da Prefeitura de Natal, Prefeituras de Tibau do Sul, e Maxaranguape, onde foram realizados eventos em mais de 16 cidades no Brasil, e blitzs que percorreu mais de 600km no interior de São Paulo e Minas Gerais, abrangendo mais de 300 agências de viagens visitadas.
Ainda segundo o presidente da ABIH-RN, a campanha promocional com a Azul Viagens permitiu uma maior visibilidade para os destinos emissores de turistas, “tudo isso faz parte do conjunto de ações que estamos promovendo com capacitação e workshops, capacitando mais de 1,2 mil agentes de viagens. É uma campanha de fundamental importância para o destino Rio Grande do Norte”, completou. Ainda segundo dados da própria Azul, essa campanha foi responsável pelo aumento na frequência de voos da companhia para Natal, incluindo voos dedicados, que são voos exclusivos para o turismo.
Também como incentivo para atrair mais turistas internacionais ao estado, a ABIH-RN ajudou a trazer o voo charter, partindo da Holanda, para a capital potiguar, a fim de fomentar ainda mais o turismo e a hotelaria na alta temporada. “Ressalto aqui o trabalho que começou lá atrás, há mais de dois anos, onde recebemos aqui o presidente da Coredon, Atilay Baty, e desde aquele momento ele firmou um compromisso de trazer um voo charter da Holanda para o Rio Grande do Norte, e hoje chegou à concretização desse feito que vai durar até abril de 2020. Esperamos também outras temporadas desse voo, haja a vista que o turista holandês vai passar em média de 7 a 14 dias aqui no estado, e numa temporada esse voo deixa na economia do RN mais de 10 milhões de dólares. Ressalte-se que o investimento em promoção e divulgação do RN, para tornar esse voo viável, que a Corendon está fazendo, é da ordem de 1 milhão de euros. Vê-se assim que é muito importante apoiarmos essa iniciativa, pois além de termos os turistas deste voo, outros podem vir por meio de outras operadoras. Com isso se abre uma janela de oportunidades, não só para o turismo, mas para outros negócios, portanto, vamos nos esforçar para mantê-lo. E para tanto já temos a garantia do apoio da Prefeitura do Natal, que está aportando R$ 440.000,00 para fomentar o voo. Espero, também, contar com o apoio do Governo do Estado”, comentou o presidente da ABIH-RN.
“O ano de 2019 foi muito difícil para a hotelaria potiguar. Nesse período os preços das passagens aéreas atingiram valores exorbitantes, a Avianca quebrou, e a crise se instalou. Mas, mesmo com tantas adversidades, não ficamos parados, continuamos o nosso trabalho de promoção e divulgação, participamos de feiras, nacionais e internacionais, realizamos campanhas de vendas e workshops e diversas outras ações, e tivemos, através do Governo do Estado, a redução do ICMS do QAV, que nessa temporada já começou a apresentar resultados, com aumento de voos e diminuição no preço das passagens aéreas. Esperamos que 2020 seja um ano melhor, e que possamos aprimorar as parcerias com o Governo do Estado e demais entes públicos, visando aumentar os investimentos em promoção e divulgação, sob pena de perdermos competitividade no mercado. Graças ao incansável trabalho de manutenção, promoção e capacitação turística que vem se realizando, conseguimos, apesar da crise, manter os números de ocupação de 2018, com ligeira queda”, finalizou José Odécio, que alerta para a necessidade de haver mais investimentos no turismo.