ABIHRN

Além da Pipa: Conheça o complexo de praias de Tibau do Sul

A Praia da Pipa é uma das praias mais famosas e badaladas do país. Mas Tibau do Sul também possui outras belas praias em seu extenso litoral. Um verdadeiro complexo que reuni belezas exóticas e muito particulares. Uma pedida perfeita para os amantes do mar, sejam os que curtem apenas um banho salgado tranquilo para energizar a alma, ou para os que preferem esportes radicais.

TIBAU DO SUL

Tibau-do-Sul

Tranquila e procurada por surfistas, a praia de Tibau do Sul tem um cenário perfeito: areias brancas e fofas, coqueirais, conchas, pedras e falésias. Barracas rústicas oferecem sombra e água fresca. A praia fica a oito quilômetros de Pipa.

CACIMBINHAS

praia cacimbinhas

É na praia de Cacimbinhas que os kitesurfistas se encontram em grande número. Na enseada aberta, as águas são mais profundas e o vento, constante – não sendo indicada para banhos. A larga faixa de areia dá acesso ao alto das falésias, por escada, e à rodovia RN-003, que margeia as dunas de Cacimbinhas.

GUARAÍRAS

garaíras

Deserta e com ondas fracas, tem como principal atrativo a lagoa Guaraíras. Os bares e os quiosques com deques que avançam sobre o espelho d´água oferecem petiscos e um belo pôr do sol. Uma vez na lagoa, pergunte pelo Sérgio, um paranaense que cria ostras e as vende fresquinhas num isopor. A praia fica em Tibau do Sul, a oito quilômetros de Pipa.

MADEIRO

madeiro

A três quilômetros de Pipa, já no município de Tibau do Sul, a praia do Madeiro é frequentemente visitada pelos golfinhos, tornando-se ponto de parada obrigatória dos passeios de barco. Bastante extensa e emoldurada por falésias, tem acesso por escadas rústicas de até 160 degraus instaladas nos terrenos dos hotéis. É ponto de encontro dos jovens.

 

PRAIA DO GIZ

praia do giz

Com falésias rosadas e formação rochosa vulcânica, a praia surge logo após as barracas da praia de Tibau do Sul. Boa para banho, é tranquila e tem longa faixa de areia. Nas noites de lua escura (minguante ou crescente), os pescadores preparam o tradicional “aratu no facho”, com muita comida e animação. É lá que fica o Ponta do Pirambu, restaurante e club de praia.

 

SIBAUMA

sibauma

O movimento concentra-se no canto direito, onde há uma vila de pescadores. O resto da praia é tranquilo, com águas clarinhas e piscinas naturais na maré baixa. Partindo de Pipa, o caminho pela estrada de terra é mais curto e com visual mais bonito, mas recomendável apenas para veículos 4×4. Balsas rústicas, a remo, fazem a travessia de veículos para Barra do Cunhaú.

 

PRAIA DAS MINAS

praia-das-minas

Semideserta, a praia das Minas é ponto de desova de tartarugas marinhas. É indicada para quem busca sossego e privacidade, mas não convém mergulhar, uma vez que tem ondas fortes e boas para o surf. Prefira caminhar, acompanhando a cadeia de altíssimas falésias.

 

PRAIA DO AMOR

praia-do-amor

Do alto do mirante do Chapadão, a explicação para o nome da praia: ela tem formato de coração! Considerada pelos moradores a praia mais bonita da região, é também a preferida dos turistas, que ali encontram boa quantidade de barracas, longa faixa de areia dourada, mar esverdeado cheio de piscinas, linda vista das falésias e, no canto direito, boas ondas para surf. E ainda tem badalação, frescobol, vôlei de areia, futebol…

O acesso é feito pela Rua da Praia do Amor, travessa da Avenida Baía dos Golfinhos, onde uma escadaria improvisada leva à areia. Na maré baixa, os mais aventureiros podem chegar caminhando, desde a Praia do Centro. No extremo direito está a Pedra do Moleque, em forma de barril – ou ‘pipa’, em português lusitano, termo que acabou batizando o distrito.

 

PRAIA DO CURRAL

praia do curral

Acessível a pé da praia do Centro depois de dois quilômetros de caminhada na maré baixa, a praia do Curral é deserta, sem estrutura de barracas e protegida por grandes falésias. É um dos melhores locais para observar os golfinhos, que costumam aparecer de manhã bem cedo ou no final da tarde. Também é conhecida como Baía dos Golfinhos.

 

PRAIA DA PIPA

praia da pipa

E claro, que não poderíamos deixar dela. De qualquer ponto da Avenida Baía dos Golfinhos chega-se facilmente à principal e mais agitada praia – a de Pipa (ou do Centro), com diversas barracas e restaurantes, muito frequentada por famílias. Na maré baixa, ganha piscinas naturais de águas mornas. Dali saem os principais passeios de barco pela região. Quem prefere um lugar mais calmo pode caminhar, na maré baixa, até a praia do Curral (Baía dos Golfinhos).

 

Fonte: Portal Férias Brasil