ABIHRN

Azul anuncia 17 voos semanais ligando RN a SP e Minas na próxima temporada de inverno

A companhia aérea Azul anunciou que vai operar 17 voos semanais com origem e destino no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, durante a temporada de inverno – entre os dias 27 de junho a 2 de agosto de 2026. De acordo com a companhia, no período serão ofertados cerca de 16 mil assentos.

Os detalhes da operação foram anunciados nesta terça-feira 3 durante o Nordestur, evento da Azul Viagens que está sendo realizado no Centro de Convenções de Natal nesta semana.

De acordo com a companhia, a operação especial durante a temporada de inverno contará com voos partindo de destinos como os estados de São Paulo (capital paulista, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto) e Minas Gerais (Confins e Uberlândia). Os estados são os principais emissores de turistas para o RN.

Segundo Giulliana Mesquita, Head da Azul Viagens, o investimento reflete a relevância do mercado potiguar para a operadora.

“Natal é um destino estratégico para a Azul Viagens, tanto pela forte demanda quanto pelo potencial de crescimento ao longo do ano. Ampliar nossa oferta no inverno é uma forma de atender melhor os clientes e de fortalecer ainda mais o turismo do Rio Grande do Norte, conectando a capital potiguar a importantes mercados do país”, afirma a executiva.

Sobre os destinos escolhidos, ela afirmou: “São Estados que tradicionalmente consomem muito o Nordeste. No caso de Belo Horizonte, além da demanda local, há toda a conectividade do nosso hub, que permite trazer passageiros de várias regiões do país para Natal”.

Operação no RN

Durante o evento, a Azul também apresentou números da alta temporada (verão). Entre os dias 14 de dezembro e 1º de fevereiro, foram operados 27 voos semanais para o Aeroporto de São Gonçalo, com uma oferta superior a 112 mil assentos ao longo de toda a temporada, consolidando o Estado como um dos principais destinos do turismo nacional.

Em 2024, 94.141 clientes da operadora viajaram para a capital do Rio Grande do Norte. Em 2025, esse número saltou para 113.092 passageiros, uma alta de aproximadamente 20%, reforçando a atratividade do destino e a resposta positiva do mercado às rotas regionais.

O crescimento em Natal ocorre em um contexto mais amplo de expansão da Azul Viagens no Nordeste. “A gente tem visto um crescimento na região como um todo. O Nordeste tem produtos turísticos muito fortes e Natal é claramente um destino ‘top of mind’ no Brasil”, afirmou a diretora.

Ela atribui o avanço no número de passageiros ao trabalho conjunto entre setor público, iniciativa privada e trade turístico local, além de ações contínuas de promoção nacional junto a agentes de viagens. Esse esforço, segundo a executiva, tem ampliado a visibilidade do destino e sustentado a ocupação dos voos.

Embora o foco principal seja o mercado doméstico, a Azul também se beneficia do fluxo internacional. A companhia mantém voos a partir de cidades europeias como Lisboa, Porto e Madri, com conexões para diversos destinos no Brasil. “Esses voos garantem conectividade para todo o País, inclusive para o Nordeste”, disse Mesquita.

Anúncio consolida recuperação do turismo e cria base para novos investimentos, diz ABIH

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Edmar Gadelha, o anúncio dos novos voos para o período de inverno de 2026 reforça a leitura de que o turismo potiguar entrou em um novo patamar de recuperação e crescimento estrutural. Ele avalia que a ampliação da malha aérea e o avanço do ambiente regulatório criam condições mais favoráveis para investimentos e para a diversificação do perfil do visitante.

“Estamos em um processo crescente de recuperação desde o período pré-pandemia. Conseguimos avançar, mas o turismo é um mercado muito dinâmico e exige atenção permanente para evitar retrações”, afirmou Gadelha.

Segundo o dirigente, a parceria entre o setor hoteleiro e a Azul Viagens tem sido determinante para sustentar o crescimento do fluxo turístico. Em 2025, ações conjuntas resultaram em 258 voos extras para o Estado durante a alta estação. Para 2026, a estratégia será aprofundada, com novos investimentos em marketing cooperado e ações direcionadas a mercados específicos.

“Vamos realizar roadshows exclusivos do Rio Grande do Norte em áreas estratégicas de emissão da Azul Viagens. Um exemplo é Presidente Prudente, onde pretendemos capacitar agentes de viagens para fomentar o aumento do fluxo turístico a partir desse mercado”, disse.

A iniciativa acompanha a decisão da operadora de ampliar voos a partir de cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais, muitas delas de porte médio, mas com elevada renda per capita. Para Gadelha, trata-se de um movimento alinhado aos interesses do setor hoteleiro local. “Buscamos elevar o nível do turista que chega ao Estado. Essa estratégia casa perfeitamente com a filosofia da ABIH”, afirmou.

De acordo com o presidente da ABIH-RN, o plano de promoção é chamado internamente de plano de São João. “A partir de Campinas, que é a casa da Azul, temos um grande hub capaz de atrair turistas não só dessas cidades, mas também de municípios do entorno, ampliando o alcance do Rio Grande do Norte no mercado nacional”, disse Gadelha.

https://agorarn.com.br/ultimas/azul-anuncia-17-voos-semanais-ligando-rn-a-sp-e-minas-na-proxima-temporada-de-inverno/