O evento ocorre no próximo sábado (11), na área do Mercado Público e terá uma vasta programação ao longo do dia com direito a música, esporte, lazer e ações educativas de trânsito em alusão a campanha do Maio Amarelo. Ao todo, 20 cozinheiros disputarão o lll festival da ginga. A comissão julgadora irá eleger os três melhores pratos que ganharão um troféu e um prêmio especial oferecido pela organização.
O prefeito Álvaro Dias comentou sobre a importância do festival que valoriza o principal prato da culinária local, bem como fomenta o turismo na praia da Redinha: “Essa é uma ação muito positiva. As outras edições foram um sucesso e nós estamos ampliando a iniciativa. Queremos cada vez mais intensificar as ações que tem como foco o fortalecimento do turismo, a nossa principal atividade econômica. Nada é mais natalense do que saborear um prato de ginga com tapioca, no mercado da Redinha, apreciando a bela vista da praia. Tenho informações que os participantes do festival estão empolgados e vão preparar pratos diferentes e saborosos. Faço o convite para os natalenses e turistas participarem do festival”, concluiu.
O secretário da SETUR Fernando Fernandes acha importante destacar a parceria entre as secretarias SETUR, STTU, SEL e SEMTAS que uniram esforços para fortalecer o evento e valorizar ainda mais a Redinha e essa iguaria reconhecida pelo conselho de cultura como patrimônio imaterial da cidade. “Escolhemos a data próxima ao dia das mães como forma de levar as pessoas em família para prestigiarem o evento. Agradecemos ao presidente da Fecomércio Marcelo Queiroz sua total atenção em viabilizar no hotel escola SENAC Barreira Roxa aula de boas práticas na manipulação de alimentos que valoriza ainda mais o festival. Entramos em contato com a SEMSUR que de pronto realizou a reforma dos banheiros públicos, o nome Natal para ilustrar as fotos dos visitantes. A recuperação da estátua do pescador pelo escultor/artesão Emanoel contratado pela SETUR para o serviço. Estamos disponibilizando a estrutura com pavilhões cobertos, palco, mesas, cadeiras e banheiros químicos, como também a certificação e premiação dos participantes, para que possam se motivar e consequentemente voltarmos em 2020 com o 4º festival de uma forma mais forte e com uma maior abrangência.” destacou o secretário.
A programação começa logo cedo com a corrida do Maio Amarelo, organizada pelo departamento de educação e trânsito da secretaria municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e pela secretaria municipal de Esporte e Lazer (Sel). A Sel também organiza no local mais uma edição do programa Viva Natal.
Várias ações de esporte e lazer irão acontecer no local. Os participantes poderão fazer um aulão de hidroginástica na praia, bem como haverá uma regata de remo costal (modalidade nova do remo), além da disponibilização do espaço kids.
“Tudo isso faz parte da programação do Festival da Ginga, que tem uma ampla programação, com a Corrida do Maio Amarelo, que acontecerá bem cedinho. É uma ação integrada com várias secretarias e tem uma importância muito grande para a praia da Redinha, especialmente neste momento que estamos discutindo a questão da emenda parlamentar para a recuperação do espaço turístico, que é tão importante para a cidade de Natal”, explicou a secretária de esportes Daniele Mafra.
A parte musical ficará sob responsabilidade de Erinaldo Edson que realizará um show instrumental. Também ocorrerão apresentações de danças de vários ritmos realizada pelos alunos das Escolas Municipais Noilde Ramalho e Nossa Senhora dos Navegantes, todas da Redinha.
O sambista Debinha Ramos subirá ao palco por volta de 12h e encerrará a programação cultural com um super show de samba.
*Fonte: Prefeitura do Natal