ABIHRN

Ministério do Turismo promove importante reunião com objetivo de solucionar fraudes e combater perfis falsos de serviços turísticos nas redes sociais

No dia 01/07/2021, o vice-presidente da ABIH-RN e diretor da ABIH Nacional, José Odécio Júnior, participou da reunião interministerial, que contou com a presença dos ministros do Turismo e da Justiça, do Superintendente da Polícia Federal, do representante, no Brasil, do FACEBOOK, e de entidades do turismo nacional, além da ABIH. A ação possibilitará identificar perfis oficiais de meios de hospedagem e demais empresas do setor de turismo, nas redes sociais e, com isso, desativar páginas falsas, ofertando mais segurança ao consumidor na contratação de produtos e serviços turísticos

 O sistema de proteção às empresas do setor turístico brasileiro já está implantado, e será feito através do Cadastur, onde será possível a inclusão dos perfis oficiais dessas empresas, como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp e LinkedIn, e com isso haver o reconhecimento do verdadeiro perfil, evitando a fraude. Para aderir a esta ferramenta, construída em parceria com o Facebook/Instagram, os prestadores dessas atividades precisarão atualizar os seus dados no Cadastur, que é o cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, comemorou a novidade e destacou a relevância da ação para a defesa do consumidor e para o bom funcionamento dessas atividades no país. “Este é um importante avanço que estamos dando para evitar fraudes neste setor, que já foi tão impactado pela pandemia. A nossa expectativa é de que com esta ação, que é um pleito antigo do trade e dos consumidores, possamos validar a autenticidade dos perfis de empreendimentos turísticos e evitar falsas contratações de serviços”, disse.

“A proliferação de perfis falsos causa enormes problemas às empresas turísticas e também prejuízos aos consumidores, que rotineiramente vem sofrendo com essa prática delituosa, o que buscamos evitar. Contamos, assim, com a sensibilidade e o apoio do Ministro do Turismo, Gilson Machado, que imediatamente após nosso relato desses fatos, mobilizou todos os órgãos públicos e entidades envolvidos, e de forma muito célere implantou esse sistema de proteção. Esse é um passo importante para evitarmos as fraudes, mas para a sua plena eficácia se faz necessário a colaboração das empresas em cadastrar seus perfis no CADASTUR. Ressalto, ainda, que o tema foi tratado, inicialmente, pela ABIH-RN quando da recente visita do ministro do Turismo à Natal”, destacou José Odécio.

 O gestor de Políticas Públicas do Facebook Brasil, Eduardo Lopes, parabenizou a agilidade do Ministério do Turismo para a implantação deste novo campo dentro do Cadastur. “Gostaria de parabenizar o Ministério do Turismo pela rapidez na execução deste projeto. Há um alinhamento de interesses, todos queremos coibir essas práticas, seja perfis falsos ou práticas fraudulentas”, disse.

NOVO CAMPO – É importante que esse em campo não fique em branco no Cadastur!

Atenção! Para acessar o Cadastur agora é necessário possuir um login do GOV.BR. Para saber mais sobre o novo login, assista o vídeo ou veja as instruções no site do Cadastur.