ABIHRN

Presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, fala sobre a obra de engorda de Ponta Negra e a necessidade de investimentos no turismo do RN

“Tem mais de 15 anos que não aparece um hotel novo em Ponta Negra, o turismo de Natal está em profunda decadência”. Essa foi uma das análises feitas pelo presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira, 29.

Na pauta, a engorda da praia de Ponta Negra foi destaque, principalmente pelos desdobramentos em relação a demora da concessão da licença para o início da obra. Abdon destacou que Ponta Negra e o Morro do Careca são o cartão-postal de nossa cidade, e que o cenário de abandono do local é muito desastroso para o turismo.

“A praia está abandonada, um calçadão ultrapassado, sujo, sem banheiros, sem infraestrutura. Quando a maré está alta, o banhista não tem mais espaço, os ambulantes sobem para o calçadão e os turistas que ali estão são abordados incansavelmente por eles”, destacou Gosson.

Com a engorda podemos reestruturar o local para que o potiguar volte a frequentar com a família, e o turista passe a ficar em Natal, pois hoje, os pacotes não incluem mais os dias na cidade. Nossa capital virou cidade-dormitório, e precisamos mudar esse cenário com um ambiente sadio, um exemplo do bom turismo.

O setor do turismo no nosso estado emprega diretamente 120 mil pessoas, se contarmos os empregos indiretos chegamos a 300 mil pessoas, e tem pelo menos 10 anos que essa realidade não apresenta um crescimento significativo.

A reestruturação não é só Ponta Negra, posso citar também a Ribeira, um bairro histórico situado em um local belíssimo, assim como o Centro de Natal que também precisa de melhorias. Outro ponto de atenção são as estradas, por exemplo, se formos agora para algum destino de serra, possivelmente teremos dificuldade de chegar pelo péssimo estado que estão.

Em um contraponto, João Pessoa tem sido destaque há vários anos como destino turístico bastante procurado no Nordeste, e pode ser explicado pela adoção de um plano diretor de estímulo ao crescimento da cidade, o respeito ao turista com segurança, limpeza, banheiros, iluminação, que propiciam o visitante a escolher a cidade como destino.

“Nosso estado não fica atrás de João Pessoa em atrativos, pelo contrário, nossas belezas naturais são mais exuberantes, temos uma boa rede hoteleira, gastronomia de

qualidade, porém clamamos para que os governos façam investimentos necessários para a recuperação do nosso turismo, a geração de emprego e renda para o nosso RN”, finalizou Abdon Gosson.