Natal ganhará a partir do dia 20 de novembro uma nova conexão com a África e a Europa. Foi lançado nesta sexta-feira, 13, o voo da TACV Cabo Verde Linhas Aéreas que ligará Natal a Lisboa (Portugal), Paris (França), Amsterdã (Holanda) e Bergamo (Itália).
O governador Robinson Faria, falou do seu empenho pessoal desde que assumiu o Governo em colocar o Estado novamente como um dos melhores destinos turísticos do Brasil, “elegi o turismo como um dos pilares desse governo. Fui pessoalmente conversar com diretores das maiores operadoras de voo e de viagem do país, por diversas vezes. E agora os números falam por si, com este lançamento hoje, já temos agora três novos voos internacionais”.
O presidente da ABIH-RN, José Odécio Júnior, ressaltou o otimismo da hotelaria com a conquista da nova conexão “a hotelaria vê com otimismo a conquista deste voo, uma vez que é mais uma frequência direta de Natal com as cidades da Europa, um caminho alternativo para a entrada de novos turistas, abrindo assim mais expectativas para o mercado interno”.
“A conexão de Natal a várias cidades da Europa, além, de outros benefícios para o destino, trará também uma concorrência com a TAP, que atualmente é a única companhia que faz voo direto. Tendo em vista que os novos preços da TACV Cabo Verde Linhas Aéreas são bem competitivos, beneficiando o mercado como um todo. É mais uma opção de ligação do destino, mais uma opção que o passageiro tem para vim para o Rio Grande do Norte. Uma vez que, o que dificulta a vinda do turista não é o valor da hotelaria, mas sim as tarifas aéreas”, disse José Odécio.
O voo Natal/Ilha do Sal (Cabo Verde) partirá sempre nas sextas-feiras e possui preços bem competitivos: Natal/Lisboa ida e volta sai a 399 dólares; para Bergamo, 439 dólares; Amsterdã, 529 dólares e para Paris, sai no valor de 549 dólares.
Até janeiro de 2016, Natal terá 710 voos no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Além disso, numa disputa com o Ceará, o Rio Grande do Norte conquistou 150 voos operados pela CVC. O secretário de Estado do Turismo, Ruy Gaspar reiterou a fala do governador acrescentando que até setembro já circularam R$ 2 bilhões através do turismo no Estado. “Esse é um grande feito que estamos conquistando, porque vai facilitar a ida de potiguares à Europa, além de atrairmos mais o turista europeu”, avaliou Ruy Gaspar.
José Luis Sá Nogueira, diretor da TACV Cabo Verde Linhas Aéreas, fez uma rápida apresentação da companhia que possui 50 anos de existência e afirmou que o momento é oportuno para desenvolver a rota, “o voo terá frequência semanal, são cerca de 3h20 de tempo de viagem entre Natal e Cabo Verde, onde a partir das conexões de voos pode-se chegar a destinos da Europa, como também os europeus desembarcarem aqui”, destacou Nogueira.
José Odécio Júnior, ressaltou a conquista do governador Robinson Faria e do secretário Estadual de Turismo, Ruy Gaspar, “esse voo é mais uma conquista do governo, que tem prestigiado e encontrado no turismo uma atividade preponderante para a economia do Rio Grande do Norte. Tem reconhecido a importância que o turismo tem para o estado”, concluiu o presidente da ABIH-RN.
Cabo Verde é formado por 10 ilhas, sendo nove habitadas, fica localizada a 500 milhas da Costa da África Ocidental e a previsão de voo de Natal até a Ilha do Sal é de três horas e meia, contando com uma escala em Recife.