ABIHRN

SHRBS-RN e ABIH-RN pedem providências para minimizar impactos da maré alta em Ponta Negra

Com objetivo de solicitar providências urgentes para prevenir danos durante as marés altas de outubro na praia de Ponta Negra, o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SHRBS-RN) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN) encaminharam requerimento à Prefeitura de Natal, como forma de alertar o poder público, bem como ter uma resposta do que pode vir a ser feito a respeito.

Os presidentes do SHRBS-RN, Grace Gosson, e da ABIH-RN, Abdon Gosson, foram procurados por associados com estabelecimentos localizados na praia de Ponta Negra. Eles estão preocupados com as próximas marés altas, que estão previstas para o período de 14 a 20 de outubro, e os danos que possam causar à infraestrutura local e ao Morro do Careca, principal ponto turístico da cidade.

O documento produzido pelo Sindicato e a Associação foi, além da Prefeitura, encaminhado à Procuradoria-Geral do Município (PGM), Gabinete Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). “Solicitamos medidas preventivas e emergenciais para minimizar os impactos das próximas marés”, informou a presidente do SHRBS-RN, Grace Gosson.

Dentre as medidas estão: prorrogação do decreto de emergência, aceleração da obra da engorda, instalação de barreiras temporárias de contenção, monitoramento contínuo pela defesa civil das condicões costeiras e das marés, a fim de evitar acidentes dentre outras.

No documento entregue, consta um gráfico que mostra a progressão das marés neste mês. Vale ressaltar que fenômenos anteriores como esse provocaram sérios prejuízos à orla da praia afetando calçadas, acessos e estabelecimentos comerciais além de provocar destruição de dissipadores de drenagem e acelerar a erosão do Morro do Careca.