A capital do Rio Grande do Norte foi premiada pelo Ministério do Turismo e o Sebrae por registrar a maior evolução no quesito Aspectos Sociais do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014.
A pesquisa é do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas.
Iniciado em 2008, o levantamento avalia anualmente o nível de desenvolvimento de 65 destinos considerados indutores do turismo regional.
A pesquisa mede avanços em 13 critérios relacionados à atividade turística. Natal registrou progresso de 12,8 pontos no indicador Aspectos Sociais ao melhorar a nota de 43,4 para 56,6.
Com isso, é a 43ª colocada da lista neste quesito, cuja média nacional é de 59,7 pontos.
Dentro da dimensão Aspectos Sociais são avaliadas variáveis como acesso à educação, empregos gerados pelo turismo, política de enfrentamento e prevenção à exploração sexual infanto-juvenil, uso de atrativos e equipamentos turísticos pela população, cidadania, sensibilização e participação na atividade turística.
Entre as ações que levaram a cidade a conquistar o prêmio, destaca-se o projeto Educar para o Turismo, criado pela Argus Eventos de Turismo para estimular o turismo pedagógico de estudantes da rede municipal por meio da visitação dos pontos turísticos da cidade, acompanhados por guias especializados e professores.
Além desse, a aplicação de programa específico de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, que conta com o apoio da iniciativa privada, do terceiro setor e do poder público. No índice geral de competitividade, Natal está posicionada em 25º lugar, com 65,1 pontos.