A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer está trabalhando para trazer para o Rio Grande do Norte a fase regional ou nacional dos Jogos Escolares da Juventude, evento promovido e custeado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e que pode reunir até 6 mil atletas na capital potiguar. No dia 22, a equipe da SEEL se reuniu com A ABIH-RN e seus associados, e, Natal Convention Bureau para apresentar o projeto da candidatura.
“A SEEL entende que o Estado possui a infraestrutura necessária para sediar grandes eventos esportivos e lançou candidatura para a fase regional ou nacional dos Jogos Escolares da Juventude, competição que ajuda a fortalecer o nosso esporte, seja incentivando a prática esportiva nas escolas e melhorando o nível técnico e educacional de nossos atletas, além de colaborar para o aquecimento da economia potiguar, favorecendo a rede hoteleira, o setor de transporte, alimentação e comércio”, explica Cezar Nunes, chefe de gabinete da SEEL.
Também foi apresentado aos hoteleiros o projeto dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (VII JUVERNs), evento promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, que desde o ano passado vem realizando a fase final em Natal, oferecendo hospedagem, transporte e alimentação para as delegações do interior. Em 2017, os jogos reuniram 1.700 pessoas entre atletas e dirigentes.
“Parabenizo o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, que com essa importante iniciativa de trazer as etapas dos Jogos Escolares para Natal, se mostra preocupada tanto com o incentivo e promoção ao esporte, como também com a nossa economia, pois um evento dessa proporção irá hospedar, além dos atletas e delegações, mais de 1.700 pessoas, os pais e familiares, movimentando, dessa forma, não só o turismo, mas a economia de Natal e do Rio Grande do Norte, e tal inciativa tem o total apoio da ABIH-RN desde o primeiro momento “, disse José Odécio, presidente da ABIH-RN.
A comitiva do Comitê Olímpico do Brasil (COB) se reuniu com os hoteleiros no dia 1º de março, onde foi apresentado todo o projeto. Os dirigentes realizaram visitas técnicas em alguns hotéis e instalações esportivas.